wagnerbianchi.com

Verificando o tamanho de índices e dados!

Muitas são as tarefas diárias (e também noturnas) que um DBA deverá realizar para trazer o seu servidor de bancos de dados em perfeito funcionamento, acessível pelos clientes e aplicações que acessam dados em um rítimo frenético como nos dias de hoje. Um dos pontos fortes que terá sempre grande atenção é quanto à performance de resposta à leituras e escritas que um servidor de bancos de dados poderá ter. O MySQL é um SGBD muito flexível, completamente customizável e tunável, com uma vasta gama de recursos disponíveis para a busca de melhorias no quesito performance.

Quando se trabalha com um banco de dados, cujas suas tabelas são controladas pelo Storage Engine padrão até a versão 5.1, o MyISAM, poderemos facilmente manter os dados de índices em memória por mais tempo possível, ajustando o MySQL para armazenar um quantidade X de dados destes índices em key_buffer, valor de memória atribuído à variável key_buffer_size. Quanto mais os dados estão em memória, menos buscas em disco (disk-seeks), menos overhead, menos processamento.

Para visualizar o tamanho dos índices de uma base de dados, consultamos a tabela TABLES do dicionário de dados, INFORMATION_SCHEMA do MySQL – note que a maioria das tabelas que compõem o dicionário de dados do MySQL é controlada pelo engine MEMORY, com excessão de algumas que são controladas pelo MyISAM. A seguinte consulta trará o tamanho total dos índices, localizados nos arquivos “.MYI” e o tamanho total dos dados, localizados nos arquivos “.MYD“:

Consulta Tamanho de Índices e Dados - utiliznado o INFORMATION_SCHEMA!

Consulta Tamanho de Índices e Dados

Como este é um teste e na minha instância de MySQL eu não tenho nenhum banco de dados que eu possa revelar informações, o tamanho dos índices e o tamanho dos dados estão zerados, mas, quando você rodar esta consulta em sua base de dados de produção, será possível recuperar informações diferentes de zero. A partir disso, teremos então o tamanho necessário de memória para começar a trabalhar as métricas de performance para o MyISAM, baseado no key_buffer_size. Dependendo do tamanho do seu hardware, trabalhar outros pontos do MySQL será mais que necessário para poder dar realmente poder de resposta para o servidor de bancos de dados para que as trocas sejam bem feitas.

Uma dica além das que já foram dadas, mantenha as estatísticas dos seus bancos de dados o mais atualizadas possível com ANALYZE e/ou OPTIMIZE.

Dúvidas? Aguardo seu comentário.


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

AddThis Social Bookmark Button

Leave a Reply