wagnerbianchi.com

InnoDB e os Logs de Transação

Um dos desafios mais interessantes no MySQL atualmente é conseguir aplicar ao servidor de bancos de dados, o mysqld, uma boa configuração relacionada com o InnoDB Plugin. Digo uma configuração, pois, atingir um nível de melhoria de performance não é lá tão fácil, mesmo sabendo o significado e os possíveis valores de cada uma daquelas variáveis e tendo ciência que, se você altera a quantidade de arquivos de log, você precisa também alterar outros parâmetros para que realmente faça sentido todo o trabalho realizado. Pode parecer que é uma ação de configuração mais tranquila, mas, na verdade, não é.

Desde a sua concepção, o servidor de bancos de dados MySQL utiliza os conceitos “variáveis de ambiente” e “variáveis de status“, onde, respectivamente, as variáveis de ambiente são aquelas que receberão os possíveis valores para que um determinado comportamento seja desenhado (innodb_flush_method=O_DIRECT, por exemplo), enquanto que, as variáveis de status são registradores internos que são incrementados (em bytes ou número de ocorrência) para que determinadas ações possam ser realizadas com base em fatos reais.

Por que eu falei isso tudo até agora? Na verdade, nesse final de semana trabalhei com um novo cliente que rodava o MySQL 5.1.49 e migramos para o MySQL 5.5. Mesmo após todos os ajustes necessários para fazer com que o novo ambiente utilize as novas features do produto (clique aqui e veja o que mudou), notei problemas de lentidão e fui investigar. Primeiro, contei com o SMART para testar os discos, que são discos de 15K rodando muito bem. Analisei por uma hora e meia o comportamento de memória com o htop, vmstat e atop. Nada foi encontrado, mas, consegui perceber que havia uma movimentação de I/O muito grande quando o MySQL fazia o flush das páginas sujas do buffer para o disco.

O processo de flush no MySQL é bem parecido com este mesmo processo que ocorre no Oracle; que pode acontecer por 4 motivos: 1-) quantidade de páginas sujas no limite; 2-) um checkpoint aconteceu; 3-) um COMMIT foi enviado ou ainda, 4-) de acordo com um limite de tempo que determinado pela variável innodb_flush_log_at_trx_commit, isso no MySQL, obviamente;

Se formos analisar à grosso modo, “in broad terms”, o log de transação do InnoDB é o redo log do Oracle, já que a idéia é muito parecida. Por padrão, após qualquer instalação, seja ela no MS Windows ou em qualquer sabor de Linux/Unix, você notará que 2 arquivos de log foram criados no DATADIR do MySQL; dois arquivos que seguem o padrão de denominação ib_logfilex, onde x é um número sequencial. Tais arquivos, se tiver os seus tamanhos somados, não podem ultrapassar ou mesmo ter o valor da soma igual à 4GB ou 4096MB. Geralmente eu configurações que criam vários arquivos de 398MB, por exemplo.

[root@shaftserver01 mysql]# ls -lh | grep ib
-rw-rw----. 1 mysql mysql 1,0G Mar 18 11:34 ibdata1
-rw-rw----. 1 mysql mysql 380M Mar 18 11:34 ib_logfile0
-rw-rw----. 1 mysql mysql 380M Mar 18 11:33 ib_logfile1
-rw-rw----. 1 mysql mysql 380M Mar 18 11:33 ib_logfile2
-rw-rw----. 1 mysql mysql 380M Mar 18 11:33 ib_logfile3
-rw-rw----. 1 mysql mysql 380M Mar 18 11:33 ib_logfile4
-rw-rw----. 1 mysql mysql 380M Mar 18 11:33 ib_logfile5
-rw-rw----. 1 mysql mysql 380M Mar 18 11:33 ib_logfile6
-rw-rw----. 1 mysql mysql 380M Mar 18 11:33 ib_logfile7
-rw-rw----. 1 mysql mysql 380M Mar 18 11:33 ib_logfile8
-rw-rw----. 1 mysql mysql 380M Mar 18 11:33 ib_logfile9

O que te faz pensar que é necessário aumentar a quantidade de arquivos ou mesmo, o espaço disponível para os logs? Uma variável de status que pouca gente dá valor e sabe que ela existe para medir se há eficiência no processo de gravação de logs em disco. A eficiência é justamente nesse processo é justamente não ter que “esperar” para poder gravar logs nos arquivos e portanto, se um flush tiver que aguardar a liberação de espaço, é hora de acrescentar mais arquivos de log e também, disponibilizar mais espaço – um lembrete, os logs são primeiro armazenados no log buffer e depois, nas condições já citadas, são “flusheados” para disco, sendo gravados nos arquivos de maneira circular.

Não há no MySQL a possibilidade de arquivar logs antes que tais arquivos sejam reutilizados. No caso de você querer reconstruir os bancos a partir dos vetores de alterações que passaram pelos logs de transação do InnoDB, utilize o log binário, que, ele sim é o cara que poderá lhe ajudar com a tarefa de recriar o banco.

Voltando ao problema, se a variável de status Innodb_log_waits for maior que zero, considere reconfigurar o servidor MySQL:

mysql> show status like 'innodb_log_waits';
+------------------+-------+
| Variable_name | Value |
+------------------+-------+
| Innodb_log_waits | 3287 |
+------------------+-------+
1 row in set (0.00 sec)

Reconfigurando os logs, você poderá ter problemas ao reinicializar o MySQL. Sendo assim, você precisa excluir os logs de transação atuais e então, reiniciar o MySQL.

Até!


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

AddThis Social Bookmark Button

Leave a Reply