wagnerbianchi.com

MySQL server has gone away

Esta é uma mensagem de erro que acontece em muitos dos servidores de bancos de dados MySQL instalados aí pelo mundo e muitos dos usuários se vêem em uma situação que talvez não tenha solução. Há bastante tempo eu tenho respondido à fóruns de discussão que tratam do tema que é simples de resolver. A minha esperança é que o google indexe logo o título deste post para que tal informação de como se livrar da mensagem MySQL server has gone away em meio à operações de carga de dados, restore de um banco ou mesmo, em meio às interações do aplicação com o servidor MySQL.

Existe uma variável de ambiente no MySQL que controla este comportamento e também, o tamanho máximo dos pacotes que podem trafegar nas threads do MySQL. Você deve saber que cada thread é um conexão e você poderá ter informações sobre elas através do comando SHOW PROCESSLIST. O tamanho inicial é configurado na variável net_buffer_lentgh e o tamanho máximo é configurado em max_allowed_packet – esta variável que poderá ter um valor pequeno para o sistema que já se tornou grande.

Por exemplo, no início deste ano iniciei os trabalhos com um cliente no Brasil e precisamos na quele momento fazer a carga de grande de quantidade de dados em XML, que é um tipo de log que o cliente armazena para devidos fins. Ao iniciar as cargas com os arquivos de mais ou menos 300GB por vez, nos deparamos com o “MySQL server has gone away” ou em Português, “O MySQL foi embora”. Não é para mim uma mensagem e nem um comportamento novo, e foi somente fazer alguns ajustes no my.cnf, mais precisamente, na variável max_allowed_packet e tudo se resolveu:

[root@motoserver189 ~]# mysql -u root -p imoin_package < /files/log1765390.dump
ERROR 2006 (HY000) at line 59: MySQL server has gone away

# Alteramos o valor de max_allowed_packet para comportar pacotes maiores nas threads do MySQL

[mysqld]
max_allowed_packet=1024M

# Reiniciamos o servidor de bancos de dados MySQL para que as alterações passam a valer

[root@motoserver189 ~]# service mysql restart
Starting MySQL....................................... SUCCESS!

# Tentamos novamente e como agora vai dar tudo certo, embrulhamos o comando de restore no nohup que passa a execução do processo para o processo do Linux para se caso nossa conexão com o servidor seja fechada, o processo de restore não sofrerá nenhum impacto.

[root@motoserver189 ~]# nohup mysql -u root -p imoin_package < /files/log1765390.dump &
[1] 26303
[root@bd14 mysql]# nohup: appending output to `nohup.out'

Até…


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

AddThis Social Bookmark Button

One Response to “MySQL server has gone away”

Leave a Reply